terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dia 14: a voz do papa

Duas semanas na Itália (28/02). Um dia católico, com direito à missa do Santo Padre. Acordei, arrumei minhas coisas e bora bater perna. Difícil se locomover por aqui. Um tempão esperando o ônibus, mais um tempão esperando outro. Mas vá lá, paciência, fiquei no aguardo. Conversei com uma velhinha romana no ônibus, que me deu as dicas para chegar ao Vaticano. E lá cheguei, tinha uma fila enorme para o museu, então fui direto à Piazza San Pedro. Enorme e cheia de gente. Interessante entrar na Cidade do Vaticano, com status de outro país. Vi a guarda suíça, com aquelas cores engraçadas, as bandeiras amarela e branca do Vaticano e, claro, o Papa.

O papa é pop. E aparece todo domingo nesta janelinha

Mas, antes, a Basílica de São Pedro, linda vista de frente mas ainda mais exuberante por dentro, e o obelisco no centro da praça. Fiquei matando hora até que, no meio dia, o Papa deu as caras. A missa dele é bem gostosa, ele com a voz tranquila falando em italiano. No final, agradece a presença de todos e diz que está orando por cada povo. Ele citou os chilenos e, só a noite eu fui saber do terremeto que teve por lá. Abençoei alguns terços que estou levando para o Brasil.


A legião de fãs do Papa, na Piazza San Pietro

Aí caí na fila para conhecer a Basílica. Comprei um áudio-guia com a explicação de toda a igreja, mas não tenho muita paicência para ouvir tudo. Vi, na entrada, a Pietà, outra escultura famosa de Michelângelo. Belíssima. Mostra Maria de rosto cândido com Cristo morto no colo. Muito lindo.


Pietá, de Michelângelo

A igreja é a mais bela que eu já vi. É enorme, como se fossem várias igrejas no interior de uma. Capela para isso, capela para aquilo. Túmulo de rainhas e santos. O altar, magnífico e enorme. Na parte de baixo, as tumbas de vários papas, entre eles, o Papa João Paulo II, o túmulo mais visitado, e os restos mortais do apóstolo Pedro, o pai da Igreja Católica.


Uma das várias cúpulas da Igreja das igrejas

Da Basílica fui ao museu, que estava fechado. No começo da manhã a fila era tão grande que contornava o Vaticano, é que no último domingo do mês, a entrada é gratuita. Eu não fui, nem daria, senão não veria o papa. Mas preciso ir lá, embora tenha que desembolsar 15 euros. É no museu que está a Capela Sistina, com os afrescos de Michelângelo, como a Criação da Adão, entre outros. Vou amanhã, quiça mais tranquilo.


Até logo, grande igreja. Hora de bater perna

Aí fiquei me enrolando. Dei uma volta aqui, e acolá, busquei na internet o endereço onde Lorenzo, meu CS de Roma, estaria. Ele é ator de teatro e estava ensaiando. Cortei parte da cidade com o mapa na mão e fui ver o ensaio de Lorenzo. Um drama interessante, achei bom ficar vendo e depois ouvir a crítica do diretor.



Lorenzo, o ator italiano, ensaiando para a próxima peça

Agora mangiamos uma pasta napolitana. Bem bom. Lorenzo e a esposa saíram para ver um amigo, mas eu preferi ficar em casa, me organizar para amanhã e tudo mais. Quero ver o Coliseu e La Fontana de Trevi, o Pantheon, entre outras coisas. E vamos que vamos que as férias estão acabando, hehehehe.

Beijos para vocês, vamos nos falando.

Murilo

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

No outro dia eu estava tentando ver o papa na televisão e cão me me incomodou porque ele gosta de ver TV. E ele gosta ver desenhos animados. Então eu instalei uma TV em sua casinha para cachorro, portanto agora tem a sua própria TV.