sexta-feira, 27 de março de 2009

Enfim, os Andes

Esperava que a chegada aos Andes fosse fascinante, mas não que seria tanto. Montanhas pós montanhas, cores fantásticas, curvas alucinantes. Enfim o nome do especial ganha razão de ser. E você acompanha isso agora, sem muito blá-blá-blá, em algumas fotos.

Começo da volta pelos Andes. Ao fundo montanhas multicoloridas

A despeito das imagens, a viagem até o Chile é quase isenta de comentários. Focalize as imagens, diria. O máximo que rolou foi um bate-papo com as portuguesas no banco ao lado, após um tempo sem ouvir o idioma pátrio.

E de repente alguém fala em português. Sinal dos tempos ou da proximidade com San Pedro del Atacama

Não era com bons olhos que a alemã ao meu lado via a minha empolgação com aquela tonelada de fotografias reais prontas para ser digitalizadas. Ou, ao menos, foi essa a impressão que ela me passou. Bem, pudera, com a máquina na mão eu não parava quieto: foto disso, daquilo e daquele outro. E eu puto da vida porque o ônibus não faria nenhuma parada.

Questões alfandegárias em uma viagem cheia de voltas. Em poucos, estou no Chile

Ou uma única, na fronteira da Argentina com o Chile. Aproveitei o esticar de canelas para, depois de resolver minha questão alfandegária, conferir o que um grupo de pequenos argentinos faziam a distância. Era o ensaio de um desfile para uma festa que aconteceria naquela noite. Mais uma vez blasfemei mentalmente por depender da boa vontade do ônibus e do roteiro pré-programado do motorista.

Ainda volto ao Chile de carro ou de moto.

Crianças argentinas em desfile cívico. Gostaria de ter ficado, mas nós não podemos ter tudo nessa vida de Deus

O ônibus estava partindo, tive que correr atrás dele para não ficar preso para sempre no alto dos Andes. Segui viagem e, após subir e descer, digitalizando as fotografias reais, cheguei ao Chile. San Pedro del Atacama, no pé do vulcão Licancabur e no coração do deserto do Atacama. Lá, a história rendeu um pouco mais.

As fotografias reais: muitas delas digitalizadas aqui neste blog. Mais delas, no orkut

Um comentário:

Cid Monteiro disse...

Suas fotos estão todas muito boas Murilo, mas essa das crianças me chamou muito a atenção em especial. Chocante, no bom sentido!

Parabéns!