quinta-feira, 15 de maio de 2008

Outras viagens

Há poucos estava na cozinha conversando com minha irmã, uma amiga dela e meu cunhado. Dei-me conta que as viagens, principalmente as de ônibus, marcam a vida de muitas pessoas. Percebi também que esses momentos dentro dos caixotes ambulantes rendem boas histórias para todo mundo. É o caso de minhã irmã.

Há cinco anos a Bruna faz viagens para Palotina, onde cursa Medicina Veterinária na UFPR. Segundo ela as viagens rendem relatos impagáveis. O "Expresso para o Inferno" (ou Tristeza dos Campos) leva 4h30 para percorrer 170km - eu que odeio pinga-pinga nunca peguei um desses -, um ônibus onde há uma fauna variada e situações incríveis. Minha irmã acaba de me contar uma delas.

Diz a Bruna que em certa viagem, estava com a barriga ardendo de fome. Na rodoviária de Marechal Cândido do Rondom, portanto, desceu correndinho do ônibus para comprar uma coxinha (a menina adora coxinhas). Mas a mulher ficou enrolando para embrulhar (nota a sutileza do trocadilho?) o salgado e , quando a Bruna voltou, o ônibus já havia saído.

Foi hilária a descrição da cena seguinte: após o susto, a Bruna saiu correndo atrás do ônibus, espremendo a coxinha na mão e acenando para o motorista parar. Este, no entanto, não percebeu a louca desesperada e só parou por causa de um carro que travava o caminho, dando tempo de minha irmã alcançá-lo.

Ela subiu bufando e foi para sua poltrona. Olhou com desprezo a mulher da poltrona ao lado, que não teve o pudor de avisar ao motorista sobre a ausência de uma passageira. Ainda ofegante, a Bruna pôde comer a coxinha.

"Você não tinha dinheiro, filha?", perguntou minha mãe, ao entrar na cozinha e pegar a conversa pela metade. "Não mãe, a carteira estava dentro do ônibus", respondeu a Bruna. "E eu não tinha dinheiro, só para o ônibus e para a coxinha". Todos caímos na gargalhada.

Após dar duas mordidas naquela massa amorfa em suas mãos, a Bruna sentiu um baita fio de cabelo. Quem mandou, coxinha de rodoviária dá nisso. "Depois ainda fiquei com dor de barriga", completou.

A Bruna tem muitas outras histórias, de velhos caducos a senhores que carregam ração para animais. Mas muita gente deve também ter relatos preciosos. Por isso, abro espaço aqui no blog para o pessoal contar suas aventuras. Vou soltando aos poucos, junto com as minhas.

Envie seu rascunho para murilo_alves_pereira@yahoo.com.br, terei prazer em contá-lo aqui.

Nenhum comentário: